quarta-feira, 13 de março de 2013

Ambientes aquosos diferentes no passado de Marte

As imagens comparam rochas vistas pelos robôs Opportunity e Curiosity, da NASA, em dois locais diferentes de Marte. À esquerda, a rocha "Wopmay", na Cratera Endurance, em Meridiani Planum, estudada pelo robô Opportunity. No lado direito estão rochas da área "Sheepbed", na Baía de Yellowknife, na Cratera Gale, observadas pelo Curiosity - Crédito:NASA/JPL-Caltech/Cornell/MSSS

As duas rochas marcianas mostram antigos ambientes aquosos do Planeta Vermelho, mas não oferecem iguais condições de habitabilidade no seu passado longínquo.
A rocha da esquerda é formada a partir de arenito rico em sulfatos. Os cientistas pensam que as partículas eram, em parte, formadas e cimentadas na presença de água, o mesmo acontecendo com as formações esféricas distribuídas na superfície da rocha. As rochas Meridiani registam um ambiente aquoso antigo que, provavelmente, não era habitável devido à extraordinária acidez da água, pouca energia disponível e grande salinidade que teria impedido o metabolismo microbiano - no caso de alguma vez os microrganismos terem estado presentes.
Os sedimentos muito finos da rocha da Baía de Yellowknife, à direita, registam também um ambiente aquoso antigo e habitável. Provavelmente, foram depositados sob a água e, do mesmo modo, pensa-se que foram cimentados pela água, assim como as formações esféricas da superfície.
Com o tempo, a rocha partiu-se e as fracturas foram preenchidas por minerais de sulfatos, quando a água fluiu através das fracturas (linhas brancas que atravessam a rocha).
Todas as análises feitas pelos instrumentos científicos do Curiosity apoiam esta explicação. Elas indicam um ambiente favorável à vida, há cerca de 3.800 milhões de anos, talvez um lago com um pH neutro e uma salinidade nitidamente baixa, o que teria ajudado o metabolismo se os microorganismos alguma vez existiram.
Além disso, o robô detectou muitos dos ingredientes químicos necessários para a vida como a conhecemos, incluindo enxofre, azoto, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono.
As duas imagens foram melhoradas com cor branca, para serem vistas como se estivessem na Terra. Opportunity captou a sua imagem em 6 de Outubro de 2004 e o robô Curiosity em 18 de Fevereiro de 2013.
Fonte: NASA

Sem comentários: