terça-feira, 5 de março de 2013

Cometa vai passar à porta de Marte em Outubro de 2014

O gráfico de computador mostra a órbita do cometa 2013 A1 (Siding Spring), através do sistema solar interno. Em 19 de Outubro de 2014, espera-se que ele passe a uma distância inferior a 186.000 milhas (300.000 quilómetros) de Marte - Crédito: NASA / JPL-Caltech

O cometa 2013 A1, também chamado de Siding Spring, vai passar perto de Marte, em Outubro de 2014. O objecto foi descoberto por Rob McNaught, em 3 de Janeiro de 2013, no Observatório Siding Spring, na Austrália. No entanto, o estudo de observações de arquivo permitiram identificar o cometa por volta de Outubro de 2012.
A última trajectória do cometa 2013 A1, obtida pelo Programa Near-Earth Object, da NASA, indica que o corpo vai passar dentro de 300.000 quilómetros de Marte, e com uma forte possibilidade de passar muito mais perto.
Estimativas actuais, baseadas em observações de 1 de Março de 2013, dizem que passará a cerca de 50.000 quilómetros da superfície do Planeta Vermelho, uma distância duas vezes e meia a da órbita da lua exterior, Deimos. Os cientistas esperam que observações futuras possam fornecer dados para determinar uma órbita cada vez mais correcta.
De qualquer modo, Marte fica na faixa de caminhos possíveis para o cometa Siding Spring e não se pode excluir a possibilidade de um impacto. Os cientistas pensam que o corpo gelado - com um diâmetro entre 8 e 48 Km - já se encontra a viajar no espaço há mais de um milhão de anos, vindo da nuvem de Oort do Sistema Solar.
Actualmente, Marte é orbitado por duas sondas espaciais, a Mars express, da ESA, e a Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Na superfície do planeta vermelho estão a trabalhar dois robôs da NASA: o Opportunity e o Curiosity, este último em modo de segurança, de momento, devido a um problema de memória no computador de serviço.
Não se espera que o cometa seja visível a olho nu a partir da Terra, mas pode tornar-se brilhante o suficiente (perto de magnitude 8) de modo a ser visto a partir do hemisfério sul, em meados de Setembro de 2014, usando binóculos ou pequenos telescópios.
A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) detecta, segue e caracteriza asteróides e cometas que passam perto da Terra, usando telescópios em terra e no espaço. O programa Near-Earth Object Observations Program, vulgarmente conhecido por "Spaceguard" (Guarda Espacial), descobre e caracteriza o conjunto daqueles objectos espaciais que, pelas suas órbitas, podem ser potencialmente perigosos para o nosso planeta.
Uma simulação sobre o evento cósmico:

 

 Fonte: NASA

Sem comentários: