terça-feira, 5 de março de 2013

Matemática do Planeta Terra 2013

Entre os grandes problemas matemáticos ligados ao planeta Terra estão os económicos e os modelos climáticos relacionados com as alterações do clima - Crédito imagem: NASA

Hoje a Europa celebra o lançamento do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra 2013 (MPE2013), que visa mostrar aos cientistas e sociedade em geral como a matemática é importante nas questões relacionadas com o Planeta Terra.
A matemática desempenha um papel central no esforço científico para entender e lidar com os desafios para o planeta e a nossa civilização, neste início do século XXI, nomeadamente a energia para sustentar a civilização, a alimentação e a água para uma população crescente, as alterações climáticas, a sustentabilidade das cidades, as epidemias, a poluição, a crise económica.
Para além da componente científica, Matemática do Planeta Terra 2013 tem também uma componente de divulgação que ilustra para o público e escolas o papel das ciências matemáticas para ajudar na resolução de alguns dos problemas mais prementes do mundo.
Ao longo do ano de 2013 estão previstas várias actividades, no âmbito do programa MPT2013, subordinadas a quatro grandes temas: um planeta por descobrir, onde cabem os temas dos oceanos, dos recursos naturais ou do clima; um planeta suportado por vida, com a biodiversidade ou a ecologia; um planeta organizado por humanos, onde se inserem os sistemas políticos, económicos, sociais e financeiros; e um planeta em risco, onde se destacam as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa tem o apoio da União Internacional de Matemática (IMU), e o envolvimento da UNESCO. A abertura oficial do ano MPT2013 decorre esta terça-feira (5 de Março), na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal, a cerimónia de abertura decorrerá pelas 19 horas, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Mais informações no site oficial para Portugalhttp://www.mat.uc.pt/mpt2013/
Fonte: via Publico.pt e MPT2013

Sem comentários: