sábado, 2 de março de 2013

Observatório Fermi traça um espirógrafo celestial


O Telescópio Espacial de raios gama Fermi, da NASA, orbita o nosso planeta a cada 95 minutos, construindo pontos de vista cada vez mais profundos do universo em cada circuito. O seu instrumento Large Area Telescope (LAT) varre todo o céu a cada três horas, captando raios gama - forma de luz com energia mais elevada - a partir de fontes em todo o universo. Podem ser desde buracos negros supermassivos, a biliões de anos-luz de distância, até objectos curiosos na nossa própria galáxia, tais como binários raios-X, restos de supernovas e pulsares.
Os pulsares são estrelas de neutrões, os núcleos de enormes estrelas que explodiram, depois de ficarem sem combustível. A explosão destruiu a estrela, mas deixou o seu núcleo comprimido num pequeno corpo ainda mais massivo que o Sol.
O conhecido pulsar Vela é especialmente brilhante para o observatório Fermi. Gira 11 vezes por segundo e é a fonte mais brilhante e persistente de raios gama que o instrumento LAT observa.
Agora, um cientista da missão transformou os dados de acompanhamento do famoso pulsar num padrão fascinante "espirógrafo", mostrando a posição do pulsar em relação ao centro do campo de visão do instrumento LAT, durante um período de 51 meses em órbita baixa da Terra.
Os traços do padrão de Vela reflectem os numerosos movimentos do observatório espacial Fermi, incluindo a sua órbita em torno da Terra, a mudança de órbita a cada 95 minutos, e muito mais.
Fonte: NASA

Sem comentários: