quinta-feira, 7 de março de 2013

Sonda MESSENGER fez o mapa completo do planeta Mercúrio

Mapa global de Mercúrio mais completo de sempre, criado com imagens da sonda MESSENGER, da NASA. Foi divulgado em 22 de Fevereiro de 2013. A visão apresentada aqui é semelhante a uma anterior, publicada em Outubro de 2011, mas agora a cobertura é mais completa - Crédito: NASA / Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Carnegie Institution of Washington 

Pela primeira vez, a superfície do planeta Mercúrio foi completamente mapeada. Os cientistas da missão MESSENGER, da NASA, anunciaram que a sonda tinha fotografado toda a superfície do planeta.
A sonda está em órbita de Mercúrio desde Março de 2011. Antes dela, a sonda Mariner 10, da NASA, fotografou menos de metade da superfície do planeta em vários voos rasantes, em 1974 e 1975.
MESSENGER é a primeira sonda a orbitar o planeta e, para além de fotografar as partes invisíveis de Mercúrio, melhorou bastante a resolução dos mapas existentes. Os seus sete instrumentos científicos e de investigação por rádio estão a contribuir para desvendar a história e evolução do planeta mais interior do Sistema Solar.
MESSENGER já mostrou que o vulcanismo fez parte do passado de Mercúrio, assim como revelou vários tipos de terreno do planeta como, por exemplo, umas cavidades na superfície que os cientistas suspeitam que são criadas quando materiais voláteis sublimam para fora da superfície, devido às temperaturas e ambiente espacial.
Mais informações sobre a missão MESSENGER em http://messenger.jhuapl.edu/index.php

Sem comentários: