segunda-feira, 4 de março de 2013

Vénus visto através dos anéis de Saturno

A sonda Cassini capta o planeta Vénus brilhando através dos anéis de Saturno - Crédito:NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Por entre os anéis de Saturno e através do espaço interplanetário, a sonda Cassini, da NASA, observou o brilhante e nublado planeta terrestre, Vénus. Dada a grande distância, é apenas um pontinho branco, um pouco acima e à direita do centro da imagem.
Vénus, juntamente com Mercúrio, Terra, e Marte, é um dos planetas rochosos "terrestres" do Sistema Solar que orbitam relativamente próximos do Sol.
Embora Vénus tenha uma atmosfera de dióxido de carbono, que atinge cerca de 900 graus Fahrenheit ou 500 graus Celsius e uma pressão de superfície 100 vezes maior que a da Terra, ele é considerado um planeta gémeo do nosso pela semelhança do tamanho, massa, composição rochosa e órbita. Vénus está coberto por espessas nuvens de ácido sulfúrico que o tornam muito brilhante.
A imagem foi captada em 10 de Novembro de 2012, com a sonda a 802.000 quilómetros de Saturno e a 1,42 biliões de quilómetros de Vénus.
Outras imagens do Planeta dos Anéis como este espectacular mosaico de Saturno ou Na Sombra de Saturno, uma das imagens mais populares da Cassini até ao momento.
Fonte: NASA

Sem comentários: