sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tornado destruidor no Mississippi, Estados Unidos


Um morador do estado do Mississippi, no sudeste dos Estados Unidos, registou imagens da passagem de um forte tornado, usando o seu telemóvel. A tempestade deixou um rasto de destruição pela região, derrubando moradias e causando apagões. Várias pessoas ficaram feridas e, pelo menos, três morreram.
Para além das flores e temperaturas amenas, a primavera também significa ameça de tornados, algo bem mais desagradfável. Os tornados são fenómenos climáticos dos mais destruidores da natureza pelos seus ventos fortes e que, muitas vezes, surgem quase sem aviso.
Os Estados Unidos, pela sua localização geográfica, é um dos países mais afectados, com cerca de 1.200 tornados em média por ano.
O maior número de tornados costuma acontecer na Primavera, por ser um tempo de transição, e em que é mais provável surgir tempo instável, com uma outra temporada de tornados em Novembro, também com tempo de transição, no outono. No entanto, os tornados podem acontecer em qualquer mês do ano, em qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
Os piores tornados acontecem com frequência no centro do país na primavera, no chamado corredor dos tornados, quando o ar quente do Golfo encontra ar frio do Ártico.
Em Portugal, os tornados não são comuns, mas também acontecem alguns relativamente pequenos, como este na noite de 10 de Março de 2013.
Fonte: via ÚltimoSegundo

Sem comentários: