quarta-feira, 1 de maio de 2013

Primavera na Baía da Biscaia, em França

Proliferação de fitoplâncton na Baía da Biscaia, em França, nesta primavera. Imagem captada pelo satélite Aqua, da NASA, em 20 de Abril de 2013 - Crédito: NASA GSFC

A imagem colorida do satélite Aqua, da NASA, em 20 de Abril de 2013, mostra os redemoinhos de tons verdes da proliferação de fitoplâncton própria da primavera, na Baía da Biscaia, na costa francesa.
O fitoplâncton é constituído por minúsculos microorganismos semelhantes a plantas que tanto podem viver em água doce como água salgada. Quando as condições são favoráveis, eles podem crescer de forma explosiva, como acontece neste local.
Na primavera, a luz do Sol, o aumento da carga de nutrientes arrastados para a baía pelas correntes oceânicas e pela neve derretida transportada por rios de água doce, combinada com o aquecimento das águas cria as condições perfeitas para provocar um crescimento enorme do fitoplâncton.
Esta explosão de fitoplâncton forma redemoinhos multicoloridos facilmente visíveis do espaço, sobretudo durante os meses de Março e Abril. Normalmente, desaparecem em Maio, quando as condições deixam de ser adequadas na Baía da Biscaia.
Fonte: NASA

Sem comentários: