segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Astrónomos fotografam o exoplaneta de menor massa em torno de uma estrela semelhante ao Sol

Exibindo uma cor magenta escura resplandecente, o recém-descoberto exoplaneta GJ 504B tem cerca de quatro vezes a massa de Júpiter, o que faz dele o planeta de menor massa já fotografado diretamente em torno de uma estrela como o Sol. Crédito: NASA Goddard Space Flight Center / S. Wiessinger

Utilizando dados infravermelhos do Telescópio Subaru, no Havaí, uma equipa internacional de astrónomos fotografou um planeta gigante orbitando a brilhante estrela GJ 504.
Os pesquisadores acham que o novo mundo, denominado GJ 504b, é cerca de quatro vezes mais massivo do que Júpiter e semelhante em tamanho, o que o torna o planeta de menor massa já detectado em torno de uma estrela como o sol, através de imagem directa.
"Se pudéssemos viajar para esse planeta gigante, veríamos um mundo ainda brilhando devido ao calor de formação com cor de cereja escura/magenta", disse Michael McElwain, que participou da descoberta e cientista do Goddard Space Flight Center, da NASA, em Greenbelt, Md. No entanto, "a nossa câmera de infravermelho revela que a sua cor é muito mais azul do que outros planetas fotografados, o que pode indicar que tem uma atmosfera com menos nuvens."
O exoplaneta GJ 504b orbita a sua estrela a cerca de nove vezes a distância de Júpiter ao Sol. A estrela G0 504 é do tipo G0, que é um pouco mais quente do que o Sol e fracamente visível a olho nu, na constelação de Virgem, a 57 anos-luz de distância. Os cientistas estimam que o sistema tem cerca de 160 milhões anos.
Os resultados da investigação serão publicados numa próxima edição do Astrophysical Journal
Fonte: NASA

Sem comentários: