domingo, 25 de agosto de 2013

Observação astronómica em directo na internet: pode ver um asteróide potencialmente perigoso, a explosão de uma estrela (nova) e Neptuno

Diagrama mostrando a órbita do asteróide 2013 QR1 (em azul), que passa pela Terra neste domingo (25 de Agosto), a uma distância de 1,8 milhões de milhas (3 milhões km) - Crédito: NASA

Um enorme asteróide, 2013 QR1, passa próximo da Terra na manhã deste domingo (25 de Agosto), pelas 4:37 h (GMT) , a uma distância segura de cerca de 3 milhões de Km.
A rocha espacial, com cerca de 250 metros de largura, foi descoberta apenas a 16 de Agosto deste ano e é considerada um "asteróide potencialmente perigoso". É monitorizada pelos cientistas que pretendem saber se ela poderá representar uma futura ameaça para a Terra.
O Projeto Telescópio Virtual transmite, ao vivo, a passagem deste asteróide pela Terra, em duas sessões. A primeira aconteceu ontem (24 de Agosto), e a próxima será este domingo (25 de Agosto), pelas 18:30h (GMT) ou 19:30h (em Lisboa).
Mais tarde, na noite de domingo, a página web Slooh Space Camera irá mostrar imagens em tempo real da explosão de uma estrela (Nova Delphinus 2013) recentemente descoberta na galáxia espiral M74, e que ainda se apresenta muito brilhante.
A nova Nova Delphinus 2013 foi vista, pela primeira vez, na constelação de Delphinus (The Dolphin) pelo astrónomo amador japonês Koichi Itagaki, em 14 de Agosto e rapidamente confirmada por outros astrónomos. As Novas são estrelas que sofrem uma erupção poderosa, tornando-as tão luminosas que aparecem repentinamente brilhando no céu nocturno, onde antes nada se via.
A transmissão começará na noite deste domingo pelas 10 horas p.m. EDT (2:00 GMT) ou 3:00 h de Lisboa, em 26 de Agosto).

O site Slooh Space Camera irá transmitir, também, imagens em tempo real de Neptuno, o gigante planeta gasoso azul mais distante do Sistema Solar.
Recentemente, o Telescópio Espacial Hubble revelou uma nova e pequena lua (19 Km de Largura), aumentando para 14 os satélites conhecidos do gigante Neptuno.
A tramsmissão ao vivo será na noite de segunda-feira/terça-feira, com início pelas 2:00h (GMT) ou 3:00h (hora de Lisboa, em 27 de Agosto), e durante cerca de uma hora. Esta transmissão coincide com a oposição do planeta Neptuno, em que se verifica o alinhamento cósmico entre o planeta e a Terra no céu nocturno, e o gigante azul se encontra mais próximo do nosso planeta. Há mais de meio século que ele não chegava tão perto!
Fonte: Space.com

Sem comentários: