segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Missão Kepler descobriu 461 novos candidatos a planetas

Tamanho dos candidatos a planetas Kepler: os dados mostram um aumento de 461 de novos candidatos. Actualmente, totalizam 2.740 potenciais planetas que orbitam 2.036 estrelas. Os maiores aumentos verificaram-se nos tamanhos semelhantes à Terra e nas super Terras, com 43 e 21 por cento, respectivamente - Crédito: NASA

A missão Kepler, da NASA, anunciou a descoberta de 461 novos candidatos a planetas. Quatro dos potenciais novos planetas são menores do que duas vezes o tamanho da Terra e orbitam a sua estrela na "zona habitável", a região do sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta.
Os resultados são baseados em observações realizadas a partir de Maio de 2009 a Março de 2011, e mostram um aumento constante no número de candidatos a planeta com menor tamanho e do número de estrelas com mais de um candidato.
O último catálogo Kepler foi lançado em Fevereiro de 2012. Desde então, o número de candidatos descobertos nos dados de Kepler aumentou em 20 por cento, totalizando agora 2.740 potenciais planetas, orbitando 2036 estrelas. Os maiores aumentos verificaram-se no número de candidatos descobertos com um tamanho semelhante à Terra e super Terras, que cresceram 43 e 21 por cento, respectivamente.
De acordo com os novos dados, o número de estrelas descobertas com mais de um candidato a planeta aumentou de 365 para 467. Actualmente, supõe-se que 43 por cento dos candidatos a planeta Kepler podem ter planetas vizinhos.
"O grande número de candidatos a planetas em sistemas múltiplos que estão a ser encontrados pelo Kepler implica que uma parte substancial de exoplanetas está localizada em sistemas planetários múltiplos", disse Jack Lissauer, cientista planetário no Ames Research Center da NASA, em Moffett Field, Califórnia. "Isso é consistente com o que se sabe sobre o nosso próprio sistema planetário".
O telescópio espacial Kepler identifica candidatos a planetas, medindo repetidamente a variação de brilho de mais de 150.000 estrelas, procurando detectar planetas que passam na frente, ou "transitam", a sua estrela hospedeira. São necessários, pelo menos, três trânsitos para verificar um sinal como um potencial planeta.
Os candidatos ainda necessitam de observações adicionais e análises para serem confirmados como planetas. No início de 2012, foram confirmados como planetas 33 candidatos, nos dados do telescópio Kepler. Hoje, são 105.
Mais informações na página web da Missão Kepler.
Fonte: NASA

Link relacionado:

Vemos as estrelas no céu, mas também existem biliões de planetas, dizem os cientistas

Sem comentários: